sábado, 21 de maio de 2016

Vendo o que NÃO ESTÁ LÁ

Pareidolia (wikipedia):

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma.

Pareidolia, pra mim, é um subproduto, um efeito colateral da necessidade do cérebro de ordenar o mundo através da busca de padrões. É o resultado do batalha entre a mente e a natureza.

É intrigante pensar como, apesar de ser um processo "racional", a identificação de uma imagem pareidológica envolve a crença do portador da massa cinzenta quase disfuncional. Ver pra crer faz todo o sentido.

A pergunta de um milhão de dólares é: o mundo percebido por nós, ele é real também?


Um comentário:

  1. Um certo dia deitada de frente a uma grande janela, vi um casal de cisne formado por uma nuvem e tinha nitidamente um coração, pois estavam de bicos encostados. O fenômeno mais incrível é que iam subindo de baixo para cima lentamente sendo um de cada vez, ao todo vi 19 imagens idênticas de cisnes sendo cada vez menores que o primeiro. Achei a experiências fascinante e de manhã quando acordei e abri os olhos ainda vi um casal de cisnes na minha janela que se dissiparam depois.

    ResponderExcluir